segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Direção defensiva (sub e sobre esterçamento)


SUB E SOBRE ESTERÇAMENTO DO VEÍCULO

Será considerado um comportamento sub- esterçante, a perda de aderência das rodas dianteiras do veículo. Isso ocorre quando, por exemplo, entramos numa curva com excesso de velocidade, agravando a situação quando os pneus estão mau calibrados; a pista molhada ou com óleo.
Quando ocorre o sub-esterçamento o veículo tende a sair de frente. Ou seja, o veículo sai reto pela tangente, você não consegue fazer a curva.
Será considerado um comportamento sobre-esterçante, a perda de aderência das rodas traseiras do veículo. Isso ocorre quando se pisa no freio no momento em que se está fazendo uma curva.
Quando utilizamos os freios, transferimos todo peso da corroceria para o eixo dianteiro, fazendo com que as rodas traseiras percam sua aderência com o pavimento. Quando fazemos isso numa curva, ocorre um grande risco de sairmos de traseira. Ou seja, o veículo joga o fundo para o lado de fora da curva e podemos então rodar, ou mesmo capotar, como é mostrado no vídeo abaixo.
COMO EVITAR O COMPORTAMENTO SUB OU SOBRE-ESTERÇANTE?
Em primeiro lugar é necessário manter a suspensão e os pneus do veículo sempre em bom estado. A calibragem; o alinhamento e o balanceamento das rodas devem ser verificados periodicamente. Deve se evitar entrar nas curvas em alta velocidade, mas também não se deve reduzir a velocidade usando os freios ou trocando de marcha (redução das marchas) já na curva. Procure fazer uso dos freios e redução das marchas antes de chegar na curva.
Para uma melhor distribuição do peso do veículo sobre seus eixos, deve se entrar na curva em aceleração moderada. Caso tenha tenha óleo ou terra na pista, ou seja uma descida, faça a curva na compressão do motor (tire o pé do acelerador não pise no freio nem na embreagem). Acelere apenas quando estiver mais da metade da curva. E ainda de preferência faça a curva o mais fechado possível, exceto se for uma curva para esquerda em vias de mão dupla.
O QUE FAZER QUANDO JÁ ESTIVER NUM COMPORTAMENTO SUB OU SOBRE-ESTERÇANTE?
Em primeiro lugar, tente manter a calma e entenda o que está acontecendo com seu veículo. Sentiu que mesmo fazendo a curva seu veículo continua saindo reto pela tangente (sub-esterçamento). Tire seu pé do acelerador, não pise no freio ainda, vire sua direção para o lado da saida da frente, ou seja para o lado em que seu veículo é jogado, e pise no freio mas não bruscamente e depois vire a direção para o lado da curva.
Caso perceba que seu veículo sai de traseira (sobre-esterçamento), tire o pé do freio. Vire sua direção para o lado da saida da traseira e depois volte a acelerar suavemente. veja o vídeo abaixo.